Está rodando pela Internet um longo texto, bem escrito e aparentemente bem embasado, que fala sobre danos aos aparelhos de ar condicionado (AC), quando estes são ligados com o carro em alta velocidade.
Como o texto é grande, coloco ele na íntegra no final deste post, mas o argumento é o seguinte: se você ligar o ar condicionado com o motor do carro em alta rotação, danificará o compressor do ar condicionado, pois este partirá da imobilidade para uma alta rotação.
Quem não prestar atenção pode achar que o argumento faz sentido, pois se o ar condicionado for ligado com o motor em marcha lenta, a velocidade do motor sendo mais baixa, levará ao compressor à uma operação mais lenta e, portanto, mais segura.
O que o autor do texto se esquece (inadvertida ou propositalmente) é que, durante o funcionamento normal do ar condicionado, o compressor é ligado e desligado várias vezes, independente da velocidade do motor, ficando o seu funcionamento atrelado à manutenção da temperatura escolhida pelo motorista. Ou seja, o conjunto polia/embreagem eletro-magnética/compressor é projetado para ser ligado em qualquer situação de rotação do motor, não havendo risco de falha ou perda de durabilidade por ligar o ar condicionado com o giro do motor alto.
Fica o alerta adicional, o texto recomenda colocar o carro em ponto morto ao trafegar numa via de alta velocidade para ligar o ar condicionado, isso aumenta os riscos de acidentes, pois nesta condição estarão afetadas a dirigibilidade, a frenagem e a aceleração.
Assim, afirmo com veemência: ligue seu aparelho de ar condicionado em qualquer situação em que a questão climática assim o requeira, independente da velocidade em que você estiver trafegando (mas mantenha a atenção na via….)!
Para os que ficaram curiosos, segue o texto original (fiz uns destaques em azul) que circula na Internet, de autor desconhecido…:
“LIGANDO O AR CONDICIONADO COM O CARRO EM MOVIMENTO
Estive em uma empresa especialista em arrefecimento (sistema de refrigeração do motor do carro) e ar condicionado. Conversa vai, conversa vem, eis que o gerente da empresa me pergunta.– Você sabe que você não pode ligar o ar condicionado do seu carro quando estiver em alta velocidade?
Respondi: – Não, não sei nada sobre isso…
Tendo questionado isso, ele ainda complementa: – você não encontra essa recomendação no manual do veículo, nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas, você não deve ligar ar condicionado do carro quando estiver em alta velocidade.
Eu, surpreso o interrogo: – mas porque?
Responde ele: – veja bem, o compressor possui um recurso de acionamento muito similar a uma embreagem de um carro. Quando você aperta o botão do ar condicionado, essa “embreagem” aciona o compressor do ar condicionado instantaneamente. Se você estiver com o seu carro em 3.000 ou 4.000 RPM, você irá dar um “tranco” violento no sistema e isso poderá danificar o compressor.
Bom, nesse momento fiquei extasiado e um pouco incrédulo. Percebendo minha surpresa com a informação e também com a minha curiosidade, ele foi ao estoque da empresa e pegou um compressor de ar exatamente igual ao que é usado no meu carro e me mostrou com precisão o que ocorre quando você aciona o ar condicionado.
Fiquei impressionado ao ver o sistema do compressor, como ele funciona e como é o acionamento do mesmo. Realmente, se você ligar o ar condicionado com alto giro no motor, o sistema todo será submetido a uma arrancada violenta o que pode causar o dano ao sistema. Imagine o compressor parado, o motor funcionando a 3.000 RPM e você inicia o ar. Ele é tirado do estado estacionário em um Instante e passa a funcionar na velocidade do giro do motor. É aí que está o grande problema.
Questionei então, devo fazer para ligar o ar condicionado se eu estiver em uma autoestrada e o calor estiver insuportável. Paro o carro e ligo o ar? Ele recomendou que se estiver em uma autoestrada ou em qualquer condição onde o motor estiver em alto giro, para iniciar o ar condicionado, deve-se colocar o carro em “ponto morto” para o giro cair e, aí sim, iniciar o ar condicionado. Dessa maneira você consegue preservar o equipamento de ar condicionado e melhorar sua longevidade. Se o carro tiver câmbio automático, recomenda-se parar para ligar o ar.
Interessante não? VIVENDO E APRENDENDO…”