A leitora Cláudia Leite e alguns outros leitores estão enfrentando o mesmo problema em seus carros, de diferentes modelos e marcas. Depois de fazer retíficas nos cabeçotes de seus motores, a luz de óleo passa a acender em marcha lenta, ou quando o carro esquenta.
Já abordei este tema por mais de uma vez, mas um leitor que viu no blog antigo (www.carrosemduvida.blogspot.com) os problemas dos motores dos outros leitores, fez um comentário complementar que vale a pena trazer à tona.
Todos os casos são semelhantes: cabeçotes avariados que precisaram ser retificados. Todos são motores de carros já bastante usados. É comum, nestes casos, que durante a avaria a água do arrefecimento se misture ao óleo lubrificante. Quando isto acontece, o óleo se emulsiona e pode formar uma borra, muito aderente e de difícil remoção.
Quando a retífica é feita e o motor remontado, se o mecânico não for cuidadoso, a borra permanecerá aderida nas galerias de lubrificação, o que dificulta a circulação de óleo e faz com que a luz de óleo se acenda. Alguns relataram que ao aumentar a rotação a luz se apaga. Faz sentido, já que a pressão da bomba aumenta com a rotação.
Esta é uma situação perigosa, pois denota lubrificação insuficiente. O correto é promover uma limpeza interna completa do motor, retirando todos os resíduos de óleo emulsionado e borra. O uso de um óleo fino (menos viscoso), por um pequeno período de funcionamento do motor, com o carro parado, pode ser uma boa receita. Em seguida se drena este óleo e se troca filtro e óleo, desta feita, usando óleo novo segundo a especificação do fabricante.