Em 2013 meu amigo Franklin perguntou se deveria colocar o câmbio automático em neutro (N) cada vez que parar num sinal (semáforo).
Respondi no blog antigo (www.carrosemduvida.blogspot.com) que os câmbios automáticos são projetados para ficar engatados nestas situações e sua vida útil é dimensionada para resistir a estes esforços. Colocar em neutro não vai ajudar a ele a ter vida mais longa, por outro lado, a alavanca estará submetida à uma condição diferente da do projeto, já que não se espera que o cambio seja colocado em neutro a cada vez que o carro pára.
Dificilmente uma conduta ou outra vai levar o câmbio à quebra, mas a minha opção é pelo respeito aos critérios de projeto e, portanto, só ponho o câmbio em neutro quando o tempo de parada é mais longo que a duração de um sinal fechado.
Por fim, um argumento em favor do neutro, a economia de combustível. Neste caso é verdade, ao manter o carro engrenado e o pé no freio, o conversor de torque fica trabalhando, o que consome alguma energia (combustível), mas é pouco, muito pouco, para períodos curtos.
Alguns leitores transcreveram trechos de manuais que falam em “colocar no neutro em longas paradas ou em semáforos muito demorados”, sem especificar quanto é “demorado”. Eu uso o critério dos 3 minutos. Se sei que vou ficar parado por mais de 3 minutos (tempo os semáforos normais mais longos) ponho no neutro. Menos do que isto, deixo engatado.
Não nenhum estudo meu sobre o assunto. É uma opção baseada na experiência e nos fatos.
Se você ficou na dúvida, veja o manual de seu carro. Seja ele qual for, não vai recomendar colocar em neutro (N) ao parar num semáforo normal.
Um outro leitor disse que “…meu carro se eu ligar e deixar ele ligado e parado no neutro por um minuto ele dá falha no sistema, e não anda, só depois de várias tentativas, oq fazer?”.
Sem saber qual é seu carro e sem testá-lo só posso te recomendar levá-lo a uma boa oficina. Ele não está em sua condição normal. Se quiser fazer uma tentativa antes, desligue a bateria e relique depois de alguns minutos. Se o problema persistir, vá para a oficina autorizada.