O que é bom sempre pode melhorar. O Malibu 2017 é bem melhor que o 2015 (aspirado) que dirigi e sobre o qual publiquei um POST aqui no BLOG.
O desenho do modelo 2017 está bem mais bonito, com linhas mais marcadas e agressivas, com traseira em fastback, mas a grande diferença está no motor, um surpreendente 4 cilindros, 1.5 turbo, que supera em muito a antiga versão. Supera em tudo, com menor consumo, melhor desempenho e respostas mais rápidas ao acelerador. Só para registrar, nos mais de 800 km que rodei com este Malibu, ele fez média superior a 13km/l (gasolina), mesmo enfrentando em muitos momentos o trânsito pesado de Houston.
A curva de torque plana e começando seu patamar máximo abaixo das 2.000 rpm, garantem ao motorista grande prazer em dirigir, apesar do câmbio conservador (um seis marchas que funciona bem no modo automático, mas que é lento no modo manual, o que é um contra-senso).
O painel foi modernizado e, mesmo nesta versão mais básica, incorpora câmera de ré, computador de bordo com muitas funções, sistemas de alarme de segurança dinâmica e um interessante recado no painel, quando você tiver aberto uma das portas traseiras antes de sentar ao volante (ao sair do carro vem a mensagem: Verifique o bando traseiro!). Esta mensagem visa alertar os motoristas distraídos que esquecem crianças e pets no banco traseiro e se ausentam do carro (alguns já morreram asfixiados). Muito útil!
O espaço interno é muito bom, acomodando bem cinco adultos. O porta-malas continua com espaço de sobra para duas malas grandes e duas médias, ou seja, maior que o da maioria dos concorrentes.
O acabamento interno é bom, com materiais simples, mas de boa qualidade. Alguns focos de led iluminam convenientemente pontos do interior, como as maçanetas das portas. O sistema de som tem ótima qualidade sonora e conta com a conectividade do MyLink (marca registrada) cujo sistema de atendimento em emergências é rápido (para iniciar o atendimento) e bastante útil (felizmente não precisei usar o serviço).
O Malibu venderia bem no Brasil, se fosse importado oficialmente pela Chevrolet (como já foi). Na versão 2018 do Malibu a Chevrolet ainda caprichou mais no down-sizing, o motor agora é um 1.4 turbo.