Câmbio automático da Zafira, aparentemente com problemas…

O leitor HC me escreveu:

“Tenho uma Zafira automática e quando eu coloco ela no N ela continua andando. Isso é normal? Ela deveria parar, não?”

Você tem razão. Num câmbio automático em perfeito estado, ao ser colocada a alavanca seletora em N (neutro), o carro deveria ficar parado. Se sua Chevrolet Zafira está no plano e continua a andar, alguma coisa está errada.

Antes de levar ao mecânico especializado (não leve a um curioso, pois ele pode arrasar seu câmbio), vá para uma rua tranquila e faça os seguintes testes:

  • Veja em suas anotações, quando foi feita a última troca de óleo da caixa automática.
  • Estacione a Zafira no plano, sem desligar o motor, mova a alavanca de D (drive) para N, tire o pé do freio e observe, se ela começar a andar, deixe-a andar por alguns metros e então acelere suavemente o motor. Neste caso, observe se o aumento de rotação do motor aumenta a velocidade do carro.
  • Se de fato a Zafira tiver andado no teste anterior, repita-o com o freio de mão puxado. Veja as reações do carro.
  • Faça mais dois testes, parecidos com os anteriores, mas agora iniciando o teste a partir da alavanca em P (parking). Mova a alavanca de P para N, tire o pé do freio e observe, se ela começar a andar. Anote as reações do carro.

Leve as informações obtidas nos testes para o seu mecânico, vai ajudá-lo a fazer o diagnóstico mais preciso. É bem provável que, se ela de fato está andando em N, a Zafira esteja com problema no conversor de torque.

Boa sorte!