O leitor Victor me escreveu que a Saveiro 2010 dele, que usa GNV e acabou de fazer uma retífica de motor, está acendendo a luz do óleo.
Victor, isto não deveria estar acontecendo. Pelo que entendi, a retífica foi feita há pouco tempo e numa oficina confiável. Para te ajudar à distância, vou te propor um check-list:
- Verifique se o óleo que está no motor é o especificado pelo fabricante. O tipo de óleo usado deve estar descrito na Nota Fiscal da oficina.
- Verifique, ainda com o motor frio e o carro no plano, se o nível de óleo do motor está dentro da faixa adequada.
- Ligue a chave, conte até cinco e dê partida no motor, sem acelerar, deixando o motor em marcha lenta. Verifique se a luz do óleo acende.
- Ainda com o motor frio e o carro parado, acelere o motor e estabilize a rotação perto de 3000 rpm. Verifique se a luz acende.
- Depois que o motor atingir a temperatura normal de funcionamento (se não tiver termômetro no painel, rode por uns 10 minutos), deixe o carro em marcha lenta e verifique se a luz acende.
- Logo depois, já com o motor na temperatura normal de funcionamento, acelere o carro e verifique se a luz acende.
Se as duas primeiras respostas foram positivas e a luz acendeu em todas as situações, sinto muito, volte na sua oficina. O motor está com problema…mas ainda pode não ser o pior. Duas coisas ainda podem levar à luz de óleo acender:
- a bomba de óleo pode estar com vazão/pressão inferiores às necessárias (algumas oficinas tem manômetro adaptável que pode medir a pressão) ou
- o pressostato (a popular cebolinha) pode estar com defeito.
Mande verificar antes estes dois itens antes de reabrir o seu motor.
Boa sorte!