Altura livre do solo.

O assíduo leitor Antônio, que precisa de um carro com boa altura livre do solo, estava pensando em trocar seu confiável Corolla, por um SUV. A análise continua e ele pergunta:

“…sobre o carro Mitsubisch Outlander GT 3.0 mas, como você mesmo postou a compra do mesmo situa-se na faixa da emoção (CONSOME MUITO COMBUSTÍVEL E A DEPRECIAÇÃO É MAIOR QUE A RAV4) e isso mexe com a gente”…. Se ao comprar um carro desse e instalar GNV 5ª Geração como ficaria o consumo? Valeria a pena? Estaria eliminado ou neutralizada essa questão de consumo? O veículo funcionaria bem?”
A instalação deste tipo de kit neutralizaria a questão do alto consumo, dado o baixo preço do GNV. Este kit, se bem instalado, também proporcionará bom desempenho do motor. Dependendo da cidade em que você mora, o IPVA também terá grande redução. Aqui no Rio de Janeiro ele cai para 25% do valor! Entretanto, não deixe de fazer as contas, levando em consideração quanto você roda por mês, o valor do investimento inicial e a redução do IPVA. Outros pontos são menos tangíveis, como a depreciação do carro com GNV, o desgaste prematuro de componentes e a perda de espaço.
Ele continua:
“…Caso afirmativo há algum cilindro que não seja de metal (os atuais e pesados) homologados pelo  INMETRO? Onde acha-los no RJ? Pode ser instalado sob o veículo…”
Sim, existem cilindros de material composto (fibra de carbono e resina, com liner interno de alumínio) que são bem mais leves (cerca de 30% de um equivalente convencional em aço. Entretanto, eles são caros e difíceis de achar por aqui. Coordenei um projeto no RS de um ônibus urbano convertido ao GNV, que usou quatro destes cilindros, mas precisamos importá-los do Canadá, onde são fabricados. Não sei te dizer se existe alguma empresa comercializando eles por aqui. Vi alguns protótipos em 2008 sendo testados em uma fábrica em São José dos Campos, mas não sei se chegaram a ser homologados.
Noutra linha de pensamento, o Antônio, que não tem necessidade de tração 4×4, mas sim de altura do chão, pergunta:
“…Qual carro que aliando segurança, conforto, baixo consumo e qualidade você me indicaria comprar? O suzuki sx4, o grand vitara  ou haveria outro?”
Acho que o Grand Vitara 4×2 te atenderia muito bem. É espaçoso, bem acabado e econômico para a categoria. Veja as avaliações que já postei dele aqui no BLOG e no BLOG ANTIGO também (eu tenho um 2011 4×2). Outra opção seria o Sandero Duster, que na versão 2.0 anda bem, tem boa altura do solo e bebe menos que o Outlander. Lembre que ele tem tração dianteira na maioria das versões, o que pode dificultar a subida em ladeiras de solo inconsistente.
“…Por ultimo, disse-me um mecânico que se meu problema é a altura do solo, eu não precisaria abrir mão da qualidade dos toyotas corolas, esse problema seria resolvido, bastanto colocar  GNV 5ª  Geração com as molas apropiadas que, são mais resistentes e evitariam que o carro arrastasse o fundo. Qual a sua opinião a respeito?”
Não faria isto de forma nenhuma. O Corolla é muito econômico para justificar a instalação de GNV. Molas mais duras e mais altas levariam a que o carro perdesse suas características dinâmicas e também o conforto.
Espero ter ajudado. Obrigado pelos elogios ao BLOG.