A campanha na mídia a favor do uso do etanol é verdadeira?

A ÚNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia lançou recentemente uma campanha de incentivo ao uso de etanol nos veículos flex. Um amigo ouviu a campanha no rádio e me perguntou?

  1. O etanol faz o motor ficar mais potente?
  2. O custo do quilômetro rodado com o etanol é menor do que usando gasolina?
  3. O etanol gera menos resíduos no motor que a gasolina?
  4. O etanol causava enferrujem (oxidação) interna nos motores a álcool da década de 1980, agora isso não acontece mais nos motores flex que usam etanol?
  5. O consumo (em km/l) do etanol é 30% maior que o consumo de gasolina?

Vamos às respostas:

  1. Sim, o etanol pode gerar mais potência num mesmo motor, se comparado à queima de gasolina. Com o mapeamento exaustivamente testado pelo fabricante, num motor flex há uma pequena vantagem em termos de potência máxima do motor quando queimando etanol.
  2. Depende. Neste período, quando o preço do etanol nas bombas está MUITO menor que o da gasolina, praticamente qualquer carro flex terá o custo do quilômetro rodado menor se o motorista optar por abastecer só com etanol.
  3. Não. Os efeitos são diferentes, mas etanol e gasolina geram resíduos oriundos da queima e do contato do combustível com as partes internas do motor. Generalizar que o etanol gera menos resíduos é simplificar a questão e tendenciar a informação que a ÚNICA quer passar.
  4. Não. Com décadas de evolução da indústria automobilística, os materiais de partes e peças dos motores e seus sistemas periféricos foram evoluindo e hoje são muito menos suscetíveis à oxidação e deterioração precoces causadas pelo etanol.
  5. Depende. Esta é uma conta geral, que dá uma ordem de grandeza para uma conta rápida, para ajudar o motorista a decidir qual combustível usar, levando em conta apenas o critério de custo do km rodado. Para quem tem tempo e paciência, há POSTS neste Blog que ensinam como fazer a conta corretamente, para seu carro e seu perfil de uso.

Vale ainda lembrar, o etanol tem uma “pegada ambiental” muito menor que a gasolina, portanto, se o seu critério for cuidar do meio ambiente sem deixar de usar seu carro, abasteça sempre com etanol. Além do meio ambiente, o agronegócio brasileiro também agradece.