Um leitor viu um vídeo na Internet que oferece um kit para converter motores que usam gasolina para passar a usar hidrogênio (anunciado como motor a água!).
Neste caso, a resposta ao meu leitor é : DEFINITIVAMENTE NÃO !!!
O anunciante da proeza, que vende o kit de conversão, é um estelionatário tecnológico. Explico:
- motores alternativos a hidrogênio existem, há carros movidos a hidrogênio a venda na América do Norte e na Europa, e são usados há anos em veículos de órgãos de governo da Califórnia, por exemplo;
- é possível gerar hidrogênio por eletrólise da água, em equipamentos bastante simples, como já nos mostraram nossos professores de Ciências no Ensino Médio;
- gerar hidrogênio em quantidade suficiente para alimentar um motor, a partir da energia elétrica gerada pelo alternador do próprio motor é que é impossível (por conta do balanço energético).
O tal “balanço energético” é frequentemente ignorado por “cientistas de final de semana” que inventam moto-contínuos sem qualquer preocupação com as Leis (irrevogáveis) da Física Clássica (também aprendidas no Ensino Médio…).
Mas meu leitor insistiu….eu ví o vídeo, com um gerador de energia consumindo o hidrogênio produzido por eletrólise da água, com energia fornecida pelo próprio gerador…como pode?
Fácil explicar (se o vídeo já não for um truque de imagens…). Alimenta-se o sistema de eletrólise com uma fonte externa de energia (uma bateria, por exemplo), gera-se uma certa quantidade de hidrogênio, que permite dar a partida do motor, o qual impulsiona o gerador de eletricidade, que, por um curto período alimenta o sistema de eletrólise, fazendo o motor funcionar com hidrogênio, mas, rapidamente, o volume de hidrogênio gerado não será suficinte para manter o motor rodando e impulsionando o gerador, e aí a geração de hidrogênio pára.
Sempre é bom lembrar, em TODOS os sistemas elétricos e mecânicos, cada componente tem sua eficiência própria e ela determina a possível conversão do combustível em energia feita pelo sistema (seja elétrica ou mecânica).
Ignorar tal fato para tentar vender um sistema de conversão de gasolina para hidrogênio, se não for por má fé, é por… ignorância!