Já publiquei três posts específicos aqui sobre o tema (2mar20, 18mar20 e 27jul20). Como informado, aluguei um Renegade Longitude o qual recebi em Fev20, ou seja, minha experiência com o assunto é de um contrato único, que já dura por dois anos e meio (ainda faltam 12 meses para terminar o contrato).
Ontem um conhecido me perguntou se ainda vale a pena alugar, e a resposta para ele foi a mesma que publiquei no primeiro POST…depende! E depende de muitas coisas:
Vou destacar algumas:
- quilometragem média mensal que o carro será usado;
- modelo de carro que se pretende usar;
- disponibilidade financeira para comprar um carro à vista;
- capacidade de pagar mensalmente o aluguel (ou a mensalidade no caso de financiamento);
- tempo que o usuário costuma ficar com um carro;
- depreciação do carro entre a compra e a venda, mas há um valor residual no carro usado
- no aluguel você pode escolher a cor que mais gosta e não se preocupar com a cor que o mercado gosta na hora da revenda (meu Renegade alugado é azul perolizado, linda cor, que o mercado não gosta…).
Cada uma delas leva para um lado na decisão de comprar ou alugar, vale comentar:
- para quem roda mais de 12.000 km por ano, o aluguel normalmente ficará muito caro;
- o preço do aluguel varia muito com o modelo escolhido, muitas vezes não há proporcionalidade direta entre o preço de mercado do carro e o valor do aluguel;
- uma compra feita à vista, na época certa, pode trazer descontos vantajosos;
- um bom planejamento financeiro ajudará na decisão, lembrando que no contrato de aluguel, há mais previsibilidade (manutenção programada, troca de pneus, seguro e IPVA estão inclusos no valor do aluguel).
- para quem gosta de trocar de carro todo ano, o aluguel por 12 meses fica mais caro (quanto mais longo o prazo, menor a mensalidade);
- ao final do contrato, não há patrimônio a ser vendido…
Diante destes principais pontos, cada pessoa deve analisar suas peculiaridades de uso e, principalmente, as alternativas hoje disponíveis no mercado, que são muitas!!!
Pesquise e tome a decisão certa e individualizada. Boa sorte!