Carros elétricos são ambientalmente mais corretos?

Esta é uma questão recorrente e que requer uma análise profunda. Não há resposta única ou pronta para qualquer cenário. As abordagens superficiais tendem a focar em alguns poucos aspectos e concluir, de forma imprecisa, por uma vertente ou outra, ao gosto (e interesse) do autor.

Para o observador atento e isento, cabe lembrar que para avaliar a “pegada ambiental” de um carro, há que se pensar em muito mais aspectos do que emissões de gases e impactos da fabricação (os pontos mais abordados). Num pano rápido, eu citaria:

. Para carros com motor a combustão: o tipo de combustível (etanol, gasolina, GNV, diesel), a forma de obtenção do combustível, o tipo de motor, as fontes primárias dos materiais de construção do carro, a logística de fabricação, os impactos da indústria de transformação de partes e peças, o cliclo de vida do carro como um todo (incluindo manutenção e reciclagem de partes e peças), o perfil de uso, entre muitos outros.

. Para carros com motor elétrico: o tipo de geração elétrica principal na região de uso (geradores movidos a diesel ou gás, geradores movidos a biomassa, geradores eólicos, geradores fotovoltáicos, geradores eletro-hidráulicos, etc), as fontes primárias dos materiais de construção do carro, a logística de fabricação, os impactos da indústria de transformação de partes e peças, o cliclo de vida do carro como um todo (incluindo baterias de ion-lítio, manutenção e reciclagem de partes e peças), o perfil de uso, entre muitos outros.

Dito isto, é fácil entender a razão de um carro elétrico no Brasil ser mais “verde” que um carro elétrico na Europa (onde a geração de energia elétrica de fontes renováveis ainda são chega perto da geração por combustíveis fósseis (carvão, diesel e gás natural), mas não quero cair no lugar comum das análises superficiais e tendenciosas.

O objetivo deste POST é tão somente alertar que há muitos fatores a serem observados antes de concluir qual a melhor opção para o meio ambiente, e isto depende inclusive de quem está comprando, onde está comprando, onde vai usar e que uso do veículo vai fazer.