Desde que usei o Corolla Cross como carro reserva ao Renegade, muita gente me perguntou qual eu gostei mais. O dono da oficina que eu devolvi o Corolla, me fez a mesma pergunta, e se surpreendeu ao ver que minha resposta não era “claro que o Corolla Cross”.
Cabe explicar:
Um Corolla Cross 2023 (CC) igual ao que dirigi (2021) custa hoje a partir de R$ 160 mil reais. Um Jeep Renegade Longitude 2023 (JRL) custa hoje R$ 140 mil reais (1.3 turbo), o que comparei é um 2020 (1.8 aspirado). No aspecto preço, o JRL sai ganhando.
O CC tem câmbio CVT, o melhor que já usei, mas segue indeciso em situações de subida de serra e ultrapassagens, com 10 marchas pré-programadas nas trocas manuais na alavanca, tem nesta opção as melhores reações de um CVT que já usei. O JRL tem câmbio de seis marchas, convencional. com trocas manuais na alavanca ou nas borboletas no volante. Gosto mais do JRL.
O motor do CC é um 2.0 bem moderno, já o JRL tinha um desatualizado 1.8 derivado da FIAT. O CC é muito melhor, anda muito mais e bebe bem menos. Gosto mais do CC.
O acabamento do JRL tem materiais mais nobres (couro nos bancos, por exemplo). Os bancos dianteiros do CC são desconfortáveis em longos trajetos. A suspensão do JRL mais rígida, mas transmite menos as irregularidades das estradas, levando à um conforto melhor. O nível de ruído dos dois é bem baixo, mas o CC leva vantagem. Gosto mais do JRL.
O CC não tem controle de velocidade, alerta de pneus baixos e muitos dos gadgets eletrônicos embarcados no JRL. O sistema de som do CC é medíocre e o do JRL é ótimo. Os faróis do JRL são de LED, os melhores que já usei, os do CC são de lâmpadas comuns, muito fracos. Gosto mais do JRL.
O espaço interno do CC é melhor que o do JRL. O porta-malas do CC é maior e tem acesso mais fácil. Os retrovisores do CC repatem eletricamente. No CC há saída de ar condicionado para os passageiros do banco traseiro, no JRL não. Os vidros do JRL podem ser todos abertos ou fechados à distância, muito útil em dias muito quentes. O CC não tem travamento automático das portas por velocidade, já o JRL tem. Neste parágrafo de conforto, minha preferência fica com o CC.
Ou seja, no frigir dos ovos, os dois carros se equivalem, senti falta de algumas características do Jeep quando dirigia o Corolla, agora, de volta ao Jeep, sinto falta da performance e da economia do Corolla.