O que são os motores de bloco grande e de bloco pequeno?

Quem anda assistindo os programas americanos de corridas de arrancada (no quarto de milha) e os programas de restauração de carros clássicos, toda hora está ouvindo as expressões BLOCO GRANDE e BLOCO PEQUENO, mas afinal o que é isso?

Podemos fazer uma divisão clássica, onde bloco grande e bloco pequeno são categorias informais dos motores V8, com comando de válvulas por haste e balancim (pushrod).

Embora normalmente (e obviamente) os motores de bloco grande sejam maiores do que seus pares de bloco pequeno, a verdadeira diferença entre esses dois está mais relacionada com o volume (a “cilindrada”), o diâmetro e o curso, do que o efetivo tamanho externo do motor.

Vale lembrar:

  • diâmetro é a medida do diâmetro interno de cada cilindro de um motor.
  • curso é o descolamento que o pistão faz a cada subida ou descida completa (o qual  é definido pela excentricidade do eixo de manivelas ou virabequim).
  • volume, ou cilindrada, equivale à área da seção reta do cilindro multiplicada pelo curso do pistão

motor2

Em geral motores de bloco grande têm deslocamentos (cilindradas) superiores a 400 polegadas cúbicas e os motores de bloco pequeno têm uma cilindrada menor que 400 polegadas cúbicas.

Aqui no Brasil, na América Latina e na Europa, medimos os volumes dos motores em litros, ou centímetros cúbicos. Assim, a fronteira de 400 polegadas cúbicas equivale a um motor de 6,6 litros, ou 6.600 centímetros cúbicos (CC).

É isto mesmo, estamos falando de motores 3 a 4 vezes maiores que os mais comuns que rodam por aqui (os 1.4 a 1.6). O famoso motor Ford V8 que equipou o Galaxie e o Maverick GT era um 302 (302 polegadas cúbicas, ou seja, um bloco pequeno, com pouco mais de 5 litros…).

Os puristas dirão que esta divisão não é absoluta…e eles têm razão, há motores V8 de menos de 400 polegadas cúbicas que são chamados de bloco grande por conta de seu projeto, que acaba apresentando um grande volume externo, apesar da cilindrada “pequena”, mas a divisão mais generalista e aceita é a das 400 polegadas cúbicas.

Também é bom lembrar que a relação entre cilindrada maior e mais potência não é absoluta, alguns blocos pequenos podem ter mais potência que blocos grandes, pois há muitos outros fatores além da cilindrada que definem uma maior ou menor potência de um motor.

O assunto é vasto e devo voltar a ele.