A CAOA fez um ótimo trabalho ao trazer a produção dos carros da Chery para o Brasil e incorporar padrões de qualidade e atualização tecnológica em seus veículos. A linha Tiggo ficou bem mais bonita e incorpou vários avanços com relação aos modelos Chery pré-CAOA.
No caso do Tiggo 8 GDI, o anúncio veiculado na TV transparece ser um carro acima do que de fato é. Vamos aos fatos:
- o câmbio de sete não é automátivo, é um automatizado, com uso de dupla embreagem, solução já abandonada pela Fiat (embreagem simples) e Ford (embreagem dupla) por absoluta impossibilidade de dar razoável grau de confiabilidade ao sistema. Já a Audi têm bastante sucesso com seu câmbio DSI (embreagem dupla), mas ainda assim, é o item que mais tenho ouvido proprietários de Audi reclamando de falhas e de manutenção cara (num Audi tudo é caro…).
- as habilidades de 4×4 destacadas no anúncio também são ufanistas, o controle de tração é item corriqueiro em carros “offroad 4×2” da Fiat (na linha Adventure) e da Jeep, entre muitas outras marcas, e, verdade se diga, não confere performance de 4×4 a nenhum deles (por isto ninguém anuncia como tal).
O controle de tração num 4×2 ajuda a manter a trajetória em pisos pouco aderentes, como em asfalto molhado, com neve e sobre areia ou lama, mas está muito distante de ser um desempenho comparável à uma tração 4×4.
O embarque de muitos acessórios eletro-eletrônicos é típico dos carros de origem chinesa. São muito benvindos e práticos (faróis de LED e desembaçador dos retrovisores, por exemplo).
Já o motor é um 1.6 de injeção direta e com turbo. Resta saber se ele dá conta do tamanho (4,70 metros) e peso do Tiggo 8 (não informado na ficha técnica oficial).
Ao meu amigo que me perguntou se vale a pena investir R$ 156.900,00 no Tiggo 8, respondi que tenho a impressão que não vale. Com este valor dá para comparar com o Equinox da GM, com o Ford Territory, o Jeep Renegade, para citar as opções mais óbvias.
Volto a dizer que nunca dirigi um carro da Chery, opino portanto sem poder comparar dirigibilidade e maiores detalhes dos carros. Já pedi várias vezes à marca para me ceder os modelos sobre os quais me manda press releases a cada lançamento, mas nunca tiveram a coragem de me deixar avaliar seus carros, nem num rápido test-drive…por qual razão será?
Com a palavra, a CAOA-CHERY.