Economizador de combustível ligado na OBD2, funciona?

Muita gente anda falando sobre um economizador de combustível vendido na Internet, ligado à porta OBD2 (aquele conector que fica debaixo do painel e se conecta o scanner) e que promete economizar combustível. O produto custa aproximadamente R$ 60.

Não conheço o produto, mas adianto que não há a menor chance de entregar o que promete (economia de combustível). Um circuito com este preço de venda e que promovesse economia de combustível já estaria instalado em TODOS os carros de TODAS as montadoras se de fato funcionasse (reduzir consumo, além de beneficiar o usuário, é meta para todas as montadoras por conta da correlata redução de emissões, cada dia com legislação mais apertada). Um dos mais populares, que investe bastante em propaganda (enganosa) é o ECOGAS, que pode ser achado facilmente na Internet. Se você não rasga dinheiro, não compre! Você vai gastar pouco dinheiro, mas não vai economizar uma gota de combustível.

Se você quer realmente economizar combustível, sem gastar quase nada, basta manter os pneus com a calibragem correta, o filtro de ar limpo, usar o motor sempre próximo da faixa de torque máximo e não relutar em trocar de marcha para adequar velocidade, carga e rotação ideal do motor.

Leia também o post aqui no BLOG (https://carrosemduvida.com/2016/01/05/gasolina-ou-alcool/) no qual sugiro um procedimento para você descobrir se seu carro, dentro do seu perfil de uso, é mais econômico rodando com etanol ou gasolina. É fácil fazer e pode te economizar uns bons reais no final do mês.