Já abordei este tema aqui no BLOG, mas como a dúvida é recorrente, é sempre bom voltar a falar dela.
Se você tem um carro flex, usa sempre gasolina e quer passar a usar etanol, não há qualquer problema. Os sistemas de controle (mapeamento) dos motores flex estão capacitados a lidar com qualquer proporção da mistura gasolina e etanol.
Os sistemas de controle dos motores flex “identificam” qual combustível está sendo injetado no motor e ajustam o mapeamento para esta condição de mistura gasolina-etanol.
O único cuidado a ser observado é não fazer o abastecimento com o etanol com apenas as “últimas gotas” de gasolina no tanque. Isso pode “confundir” o mapeamento feito pelo sistema, com o motor sendo desligado com o mapeamento de gasolina e sendo religado já para queimar etanol (o último mapeamento é memorizado no sistema).
O mesmo cuidado deve ser tomado na troca inversa, de etanol para gasolina, mas se houver uns poucos litros no tanque, a troca pode ser feita sem qualquer problema.
Em tempo, abasteça sempre em posto de sua confiança. Combustível adulterado é VENENO para o motor. O barato pode sair MUITO caro!