No mercado, além dos pneus novos, também são encontrados pneus que foram reaproveitados, através de processos de recapagem, recauchutagem e remoldagem. Estes são modos diferentes de reformar os pneus.
Um pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída no processo, ou seja é colocada uma nova faixa que vai ficar em contato com o chão. Este é o processo mais simples. São pneus deste tipo, usados em caminhões, que costumam deixar seus “anéis ” de borracha soltos nas estradas.
Já o recauchutado, além da banda de rodagem, no processo de recuperação também se substitui os ombros (parte externa entre a banda de rodagem e seu flanco). O processo um pouco mais complexo e oneroso, é bastante usado também em pneus de carros de passeio.
O processo mais completo é a remoldagem, no qual além de substituir a banda de rodagem e os ombros, também se restaura toda a superfície de seus flancos (a lateral do pneu).
Vale lembrar que os pneus novos (ainda que conformados por borracha e fios de aço reciclados) podem ser assim classificados por nunca terem tido qualquer uso ou reforma, ou seja, não apresentam sinais de qualquer envelhecimento ou deteriorações de qualquer espécie.
O Inmetro informa: “…somente os pneus novos são certificados compulsoriamente pelo Inmetro, passando por ensaios, previstos em Regulamento, onde é verificada a sua resistência. Nesses pneus é obrigatório o uso da marca do Inmetro, localizada em pelo menos um dos flancos do pneu e uma seqüência de três números que identifica a empresa fabricante. Todos os pneus fabricados pela mesma empresa terão o mesmo número de identificação da certificação.
A partir do dia primeiro de julho de 2006, todos os pneus reformados destinados a automóveis, camionetas e caminhonetes também terão que ser certificados. Isso significa que não será permitida a comercialização de pneus reformados sem a marca do Inmetro. …
Cada pneu reformado deverá apresentar afixadas de forma legível, estampadas em alto relevo ou em etiqueta vulcanizada na lateral, as seguintes informações: a expressão Recauchutado, Recapado ou Remoldado; a designação da dimensão do pneu, capacidade de carga e limite de velocidade; a identificação do tipo de estrutura ou de construção da carcaça; a expressão “M+S” ou “M&S” quando se tratar de pneu para lama ou neve; a marca do reformador; o C.N.P.J do reformador; a expressão “Sem Câmara” para pneu projetado para uso sem câmara; a data de reforma. … “.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, vale visitar o site do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, em http://www.inmetro.gov.br).