O assunto do óleo no VW GOL é recorrente, mais um leitor está enfrentando o mesmo problema. O Assis, de SP, parece que tem um problema que está num estágio mais sério. É provável que tenha havido emulsionamento do óleo por vazamento de água. Ele escreveu:
“…tenho Gol G5 2008/9… troquei óleo dele depois de alguns dias começou acender luz do óleo, mesmo assim continuei andando normalmente por bom tempo , um dia começou ter vazamento de água , ai fiz a limpeza de carter e troca galerias de água do carro , andei mais por 2 semanas luz voltou , continuei andando com carro até que 4 meses depois saiu óleo preto de baixo do meu carro , fui fiz troca de óleo limpeza novamente e nada , um tempo depois descobri parafuso do cabeçote tava quebrado e a água estava baixando , foi feita retifica do cabeçote trocado óleo cebolinho original, até que eu acelerei bastante até motor ficar quente pra ver se ia acender mais nada , ai agora do nada começa acender as luzes não é constante apenas pisca, quando liguei carro de manha fico acesa e depois apagou, li muito e disseram que pode ser desgaste eixo de comando de válvulas , apenas ando com gasolina aditivada ou Podium , sei que esse problemas são constantes nesse carros troquei filtro combustível tensor correia velas novas , água não esta baixando mais e o óleo esta em nível bom , essa luz acende do mesmo jeito será que a folga em algo no motor faça que acenda a luz , agradeço ….”
Assis, vejo que você está cuidando do seu motor, mas ele já passou por “muitas dificuldades”. O fato de ter quebrado um parafuso de fixação do cabeçote gera, de imediato, a passagem de compressão e vazamento de água, o que pode contaminar o óleo (emulsificação), deixando-o esbranquiçado e sem a viscosidade adequada.
Nestas condições, em efeito cascata, outras peças vão se danificando, por falta de lubrificação apropriada (o óleo passa nas áreas a serem lubrificadas, mas como está emulsificado, não lubrifica adequadamente, causando o desgaste prematuro). É provável que tenham sido danificados o eixo de comando de válvulas e também o eixo de manivelas (virabrequim).
A luz acendendo agora, de forma intermitente, pode ser efeito da rotação e da temperatura do motor. Com motor mais quente, a luz deve acender mais. Com o motor em giro baixo, a luz deve acender mais. Com giro mais alto, a pressão da bomba de óleo aumenta e a luz se apaga, mesmo com galerias de lubrificação danificadas nos eixos.
Este é um estágio preliminar para uma falha maior no seu motor. Tome cuidado e consulte um mecânico de sua confiança.
Combine com ele para começar verificando a bomba de óleo (ela também pode ter sido danificada pelo óleo emulsionado). Em seguida, faça uma medição da compressão em cada cilindro. Depois parta para uma verificação no comando e finamente no virabrequim.
Boa sorte.