Óleo do motor do Fiat Palio.

O leitor Luis me escreveu:

“li uma postagem sua com a indicação do 15w40, mas no meu ta o 5w30 e vou precisar trocar pq deu os 10.000, sera que tem problema substituir por esse que indicou? e o resto que fica dentro pode causar algum mal ao se misturar com os quase 3 litros novos de outra nomenclatura?”

Luis, sua preocupação procede. Você está usando um óleo fora da especificação do fabricante. O ideal é trocar por aquele especificado no manual. A troca do filtro de óleo é fundamental neste caso. Faça a troca com o motor quente, para que a menor viscosidade conseguida com a temperatura ajude na fluidez do óleo. Assim grande parte do óleo velho será drenado.

Se você quiser ser preciosista (eu acabei de fazer isto num motor meu), drene o óleo velho, coloque dois litros de óleo novo (conforme especificação da Fiat), ligue o motor por um minuto (sem carga) e drene novamente o óleo, desta vez instalando o filtro de óleo novo e então colocando o óleo novo (conforme especificado pela Fiat). Desta forma quase nenhum óleo velho vai ficar no motor.