Palio Weekend 1.0 16v 2002.

O leitor Jefferson me escreveu:

“Tenho um Palio Weekend 2002 1.0 16v, e gostaria de saber o seguinte:
– Esse motor tem menos força que um 8v se tratando em segunda marcha ?
– Esses dias ele começou a falhar, troquei velas, filtro combustível e limpeza de bico ( já havia feito quando peguei a 6.500 Km atrás ) e ainda o mesmo tinha uma falha leve com aceleração no assoalho, o mecânico disse que seria da gasolina comum que usei, agora coloquei aditivada.
Sei lá ..pra mim no mínimo tinha que ter um desempenho igual a um 1.0 8 v , mas enfim, gostaria da sua opinião.”
Jefferson, você tem razão, o motor 1.0 16v da FIAT deveria mesmo ter desempenho superior ao 1.0 8V. Seu motor deve ter alguma coisa de anormal.

No meu blog antigo (www.carrosemduvida.blogspot.com) publiquei avaliações de um Siena 1.0 16v 2001 e de um Palio 1.o 8v 1998, nelas você pode constatar que o desempenho do 16v é bem superior ao do 8v, mesmo carregando um carro mais pesado.
Analisando à distância e sem conhecer a história do seu carro é difícil fazer um diagnóstico. Sugiro verificar o filtro de ar e a sonda lambda, ambos podem estar “abafando” o funcionamento do seu motor. A qualidade do combustível é outro ponto importante, este motor é bastante sensível a ela. Gaste o tanque até o final e abasteça com uns 10 litros de gasolina Podium (que é cara, mas é a melhor), num posto BR confiável. Isto pode dar um bom indicativo se o que está acontecendo está ligado à qualidade da gasolina.
Como você já trocou velas e filtro de combustível, vale a pena também verificar os cabos de vela e bobinas (o aparelho eletrônico de diagnóstico pode verificar isto tudo de uma vez). Eles podem ser causas das falhas e da falta de desempenho do seu motor.
Outra questão importante é saber se seu carro nunca teve KIT de GNV. É comum que carros que tiveram os KITs removidos fiquem com sequelas permanentes, ligadas aos emuladores de bicos e etc. Se algum resquício de uma instalação for identificado, remova-o numa oficina especializada.
Se nada disso resolver, os passos seguintes seriam a verificação da “centralina” (computador) e do sistema de freios, mas espero que não seja necessário chegar lá.