Tesla X – Mais um modelo elétrico disponível no mercado.

O Tesla X está a venda no mercado norte americano, europeu e asiático. É mais um exemplar da excelência da engenharia da Tesla (a Apple dos fabricantes de carros) que chega ao mercado. É um SUV com tração 4×4 (como uma versão do sedã) e 100% elétrico (como os modelos anteriores). POde integrar também a categoria dos crossovers.

A plataforma, o sistema de tração, motores e componentes da suspensão são compartilhados com o modelo sedã. Painel e componentes do interior idem. Como define o CEO da Tesla, os sedãs e o SUV são carros de produção média e preços não muito baratos (por conta da falta do efeito de escala de produção).

O SUV também usa baterias de íon-lítio, fabricadas pela própria Tesla, na maior fábrica de baterias deste tipo do mundo (assemelhadas às baterias mais modernas de celulares).

A carroceria, do porte de um SUV médio-grande (para os padrões americanos), tem como grande diferencial as portas traseiras que se abrem como asas de gaivota, com acionamento elétrico. No porta-malas há dois bancos retráteis, que transforma o confortável SUV num carro familiar de sete lugares (dois adultos viajam apertados nesta terceira fileira de bancos).

O preço no mercado americano está no entorno dos US$ 100 mil, bem mais caro que um SUV do mesmo porte e desempenho. Em tempo, o X tem mais de 300 km de autonomia, pode ser recarregado em pontos especiais em menos de duas horas e acelera de 0-100 km/h em menos de 6 segundos! Um foguete silencioso.

O painel composto por duas enormes telas segue a linha dos sedãs. A Tesla se firma como a mais inovadora e bem sucedida empresa projetista e  fabricante de carros elétricos. Uma real ameaça às tradicionais fabricantes de carros com motores de combustão interna e consequentemente à indústria do petróleo.

Veja as fotos tiradas na loja de Tesla num shopping de Houston, Texas (o berço da indústria do petróleo americana).

20160501_140228[1]

20160501_140114

20160501_140329[1]

20160501_140311

Em breve, falo sobre o lançamento do Model 3.