Suspensão do Gol.

A leitora Dany me escreveu:

“…..Eu tenho um Gol G4 08/09 e desde quando o comprei ele faz uns ruídos estranhos na suspensão traseira direita, e como minha família e dos 90kg pra cima quando saímos pra fazer compras em qualquer buraco ou uma racapagem da pista mais alto um pouco a traseira bate seca como se não tivesse suspensão.
Então queria saber se há alguma forma de trocar por uma suspensão mais resistente … ou apenas a troca do amortecedor/molas resolveria?…..”

Respondo:

Fazer um diagnóstico assim, à distância, é difícil, mas os sintomas descritos são os de uma suspensão bem desgastada. Desde já recomendo a troca dos amortecedores, cuja necessidade pode ser comprovada com um teste simples. Com o carro vazio, pressione vigorosamente um lado do carro para baixo e observe como a suspensão reage. Se o movimento não parar rapidamente, é sinal que o amortecedor daquele lado precisa ser trocado. Nunca troque de um lado só, mesmo que apenas um esteja com problema.

Colocar molas mais rígidas poderia ajudar à lidar com o sobrepeso da família, mas verifique se o peso total transportado supera a carga máxima transportável pelo carro (passageiros mais bagagem). Caso isto não aconteça, é melhor manter tudo original, mas em perfeito funcionamento.

Os barulhos da suspensão podem também se originar em buchas e batentes da suspensão que estejam desgastadas. Peça para o mecânico verificar.

Evite andar com o carro sem resolver estas questões. A segurança da sua família está comprometida!