Ignorando as Leis da Física…

Não é de hoje que locutores de TV tentam ignorar as Leis básicas da cinemática, coisa que incomoda muita gente, inclusive a mim. Vários comentários já foram feitos, mas parece que as aulas de Física não fizeram parte dos currículos escolares do time da Rede Globo que transmite a Formula 1.

Hoje, durante a corrida, quando Massa estava logo à frente de Bottas, seu companheiro de equipe, o locutor disparou a pérola: nas curvas Bottas se aproxima, nas retas Massa abre bastante…”.

Quem acompanha as transmissões na Formula 1 na Globo já ouviu comentários iguais a este, quase sempre errados, que bem se diga…

É fácil (para todos, menos para eles) entender, nas curvas os carros andam mais devagar que nas retas, ou seja, no mesmo espaço de tempo, andam distâncias menores (ficam, portanto, mais próximos). Quando chegam às retas, as velocidades aumentam, percorrendo maiores distâncias nos mesmos espaços de tempo (ficam mais afastados).

Este efeito “sanfona” na distância entre os carros é ainda ajudado pelo início das acelerações depois das curvas e pelas frenagens antes delas, mas parece que estes FATOS são ignorados pelo time de transmissão e o locutor dispara a besteira, a qual é invariavelmente endossada pelos comentaristas.

Para eles faço questão de lembrar o básico: velocidade é a razão entre o espaço percorrido e o tempo para percorrê-lo.

IGNORAR este fato é uma lástima….