Um leitor me escreveu:
“Vi sua matéria sobre o Honda Accord 92, gostei muito, estou procurando um para comprar, porém gostaria de saber do consumo médio se for possível, e estou em duvida entre este Accord 92, uma Subaru Outback 2001 e uma Subaru Forester 99, teria alguma matéria sobre estes dois carros da Subaru?”
Respondo: não tenho experiência em dirigir os Subarus Outback ou Forester. Tive uma rápida e agradável experiência com o Impreza, publicada em POST do BLOG antigo, mas conheço felizes proprietários de vários Subarus. Os posts sobre o Accord 92 foram publicados no BLOG antigo (www.carrosemduvida.blogspot.com).
Nesta sua iniciativa, as escolhas são muito diferentes, o best-seller Honda Accord (carro mais vendido nos EUA em 91 e 92, que firmou a marca japonesa nos EUA) é um carro cheio de qualidades, que tinha como alvo desbancar a paixão americana pelos carros de origem alemã. Conseguiram! Com a ajuda paralela da Toyota e depois da Nissan e da Subaru.
Entretanto, estamos falando de carros bem diferentes. O Accord é um sedã, ágil, mas um sedã familiar. Já os dois Subarus que você cogita, tem tendência mais esportiva, próxima do espírito SUV (utilitário esportivo). Todos são ótimas opções, mas cada um no seu segmento. O Accord será mais fácil de manter, pois tem peças de reposição em grande quantidade nas autopeças americanas (algumas vendem para o Brasil diretamente, procure no BLOG antigo matéria a respeito). Se você é um purista, escolha um raro duas portas, como o que eu tive (elegância atemporal). Já os Subarus são mais novos e terão (em tese) menos quilometragem, mas sua manutenção será mais difícil, pois requererá mecânicos mais especializados (motor boxer e transmissão integral de 3 diferenciais).
Numa escolha deste tipo, o investimento inicial e o estado (e a história de uso) do carro encontrado devem pesar bastante. Não se deixe levar só pela emoção ao escolher. Sugiro fazer uma planilha com os “pros” (aquilo que você não abre mão que o carro tenha) e outra com os “cons” (aquilo que você não admite ou quer muito evitar).
Pese tudo e tome uma decisão calma!
Boa sorte!