Pneus run-flat (2)

Dúvidas adicionais sob os run-flat. Os carros dotados de pneus run-flat podem abrir mão do uso do estepe, macaco e chave-de-roda, já que não será necessário trocar o pneu, a menos de em um borracheiro.

Como efeito colateral, os run-flat de parede mais grossa tem rodar mais duro que os pneus convencionais, transmitindo mais nitidamente todas as imperfeições do piso ao motorista e passageiros. Meu amigo Franco, que tem run-flats em seu BMW, está cansado com a agressividade do rodar de seu 130i com run-flats (do tipo reforçado na lateral).

Outro efeito colateral, agora dos run-flats equipados com toróide (ou anel) é que em buracos ou obstáculos maiores, o pneu cheio se deforma bastante e a banda de rodagem encosta no anel, que é bem menos flexível que o pneu, causando desconforto e “batida seca” na suspensão.

O aumento da segurança em nossas cidades violentas podem compensar o desconforto. Para os países mais seguros, a vantagem é ecológica, o carro leva menos peso e, portanto, consome menos combustível! Vantagem para o Meio Ambiente.

.