Não tenho autoridade para não recomendar a compra de um carro antigo, afinal, tinha um Aero Willys 1970, depois um Accord 1992 (veja a avaliação no Blog Antigo) e agora tenho um Opala 1978 (veja as fotos neste blog).
Mas é sempre bom lembrar que comprar um carro importado desta idade pode ser uma fonte de dores de cabeça.
Na teoria, a escolha de um carro com 14 ou 15 anos dependerá muito mais do estado de conservação do que do modelo em si. Quando novo, o automático com Tiptronic era mais atraente, mas com esta idade, ela pode ser uma enorme dor de cabeça (um reparo geral num câmbio destes não sairá por menos de R$ 5 mil num mecânico especializado e mais de R$ 10 mil numa concessionária VW).
Desta forma, a compra de um Passat mecânico seria a opção racional (se é que se pode chamar assim…) e com menor potencial de dar despesas enormes, mas vplto a dizer, se você conhece a história do automático e ele foi bem usado, opte por ele. Meu Accord era 1992, automático, e a caixa estava perfeita quando o vendi em 2012, mas tinha uma boa história de uso!
Antes de decidir, sugiro que você verifique como está o mercado de peças. Aqui nos EUA a RockAuto é uma boa referência e eles entregam no Brasil. Boa sorte na escolha!