No meu BLOG antigo (www.carrosemduvida.blogspot.com) eu tinha avaliado um Focus 2.0 automático 2001, de duas gerações passadas. A versão 2014 é um grande avanço com relação àquela.
O carro está mais esperto e dá prazer de dirigir. O câmbio de 6 marchas é bem escalonado e ajuda a manter o motor sempre cheio, principalmente no modo S (Sport) de dirigir. O câmbio é rápido, mas as reduções de marchas decididas pelo sistema não são tão precisas como as do câmbio do FIAT 500 Sport (veja post neste BLOG).
O motor (flex ! nos EUA) é silencioso em baixas rotações, mas mostra um ronco disposto ao ser “cutucado” com um pé mais pesado. As acelerações são rápidas e a resposta da direção assistida é boa, mas não há modificação do “peso” ao se alterar do modo D para o S na seletora do câmbio.
As belas rodas de aro 17″ e pneus Cooper 215, formam belo e eficiente conjunto. O pequeno botão de acionamento da troca manual de marchas é o único destaque negativo que salta aos olhos. O projetista conhecia bem os conceitos de design, mas nada de condução de carros, a funcionalidade é péssima!
O acabamento interno é bom, com bancos de couro e muitas firulas eletrônicas, com destaque para os muitos spots de led distribuidos em pontos estratégicos para motorista e passageiro. Eles mudam de cor conforme a situação, um charme a parte!
Ao terminar a viagem, prometo uma avaliação completa, mas já adianto, ele é bem mais que um Fiesta parrudo!