Palio sem força e acendendo a luz do óleo…

O leitor Diogo me escreveu:

“Tenho um palio ex fire 1.0 2004. De um mês pra cá estou com o seguinte problema: quando estou na lenta na gasolina ou então aciono a ré o carro fica muito fraco e muitas vezes morre, quando freio para passar nas lombadas e acelero denovo o carro demora a pegar aceleração. E muitas vezes quando isso acende a luz de óleo no painel, ai eu paro o carro até a luz apagar “coisa que não demora” mas isso só na lenta, pois quando pega velocidade o carro vai que é uma beleza.

Obs: No gás o carro não da esse problema, pelo contrario, está funcionando muito bem no gas.
 
Já troquei óleo a pouco tempo, o nivel está ok, troquei filtro de óleo, o motor estava com vazamento mas meu mecânico trocou orringe e retentores para parar o vazamento, limpou o carter, viu que a cebolinha de óleo está legal.Tem mais alguma idéia do que possa fazer?”
Diogo, a falta de disposição do seu Palio não deve ter relação com a luz do óleo. Partindo do ponto que você usou o óleo correto e a “cebolinha” está OK, a luz deve estar acendendo por conta da bomba de óleo, que não deve estar funcionando adequadamente, o que é mais perceptível em baixas rotações. Por precaução, observe se o óleo está esbranquiçado (emulsionado, no termo técnico), isto pode indicar que há passagem de água para o carter e a luz acenderia por perda de viscosidade do óleo.
Quanto à falta de desempenho, o problema deve estar no sistema de injeção, já que você relata que quando usa o GNV o problema desaparece. Mande dar uma olhada no sistema e no filtro de ar.
Me conte o resultado das verificações, os outros leitores vão gostar de saber!