Existem fábricas de limousines no Brasil?

Já tivemos uma montadora fazendo uma versão limousine de seus carros. Era a Wyllis (Ford) que fabricava uma versão “Presidencial” de seu Itamaraty (a versão de luxo do popular Aero-Wyllis).

Nos anos 70 e 80 muitas oficinas faziam adaptações de outros modelos fabricados por aqui. Foram bem comuns limousines feitas a partir do Ford Galaxie e do Chevrolet Monza. Até mesmo o Ford Del Rey ganhou algumas “encompridadas” e virou limousine.

Hoje temos algumas oficinas que voltaram a fazer adaptações de sedãs e SUVs, transformando-os em limousines. Não podemos chamá-las de fábricas, algumas nem mesmo de oficinas… já que suas limousines beiram o grotesco!

Para quem estiver interessado em ter uma (a moda de fazer festas em limousines está grande no Rio e em São Paulo) recomendo cautela na seleção de quem vai fazer a adaptação (existem poucas confiáveis), ou conhecer bem que fez, no caso da compra de uma pronta. É uma questão de segurança, afinal o carro original será cortado, a ele será adicionado um “tunel” entre as duas extremidades e depois serão feitas soldas estruturais, processos que requerem técnica e bons equipamentos.