O Jeep Renegade 2023/2024 1.3 turbo flex, automático, seis marchas, chega aos 10.000 km, sem grandes ocorrências.
Todos me perguntam sobre o motor, se apresenta problemas, se consome óleo, se “bebe muito” e se anda bem. Respondo:
- o motor não apresentou problemas,
- chega aos 10 mil km com o nível de óleo no mínimo aceitável (marcado na vareta),
- está com média de 7,5 km/l de etanol nos últimos 2.500 km rodados (com média de 24 km/h),
- anda muito bem, com respostas rápidas ao acelerador, principalmente se acionado o modo SPORT.
Ou seja, o motor bebe pouco, anda bem e (ainda) não apresentou problemas. O consumo de óleo é razoável, mas acima do que observei no “primo” mais velho, com motor 1.8 flex, que não baixada o nível de óleo entre as trocas a cada 12 mil km (veja as avaliações publicadas neste blog).
Nestes últimos dias me lembrei de um amigo, que reclamou do sistema de som do Renegade Longitude, classificando-o como medíocre, enquanto eu achava o do meu muito bom. Não sei a razão, mas o multimidia voltou para as configurações médias e eu senti que meu conhecido tinha razão, o som estava fraquinho…aí me dei conta da falta de ajustes e parei para reconfigurar, voltando ao bom padrão que eu percebi nos primeiros meses de uso, graves pesados, agudos limpos, médios claros. Ajuste de volume em função da velocidade, e uma série de personalizações que deixam o áudio do jeito que o motorista prefere.
A suspensão segue firme e sem ruídos. A rigidez à torsão da carroceria é um ponto alto, ajudando a que os acabamentos internos não se movam entre si e gerem ruídos. O ar condicionado digital e dual-zone sofre em dias de verão, quando deixo o Renegade parado no Sol por muito tempo, mas o meu é preto…
Sinto falta das alças de fixação de objetos no porta-malas e dos faróis/lanterna de neblina (economia porca da Jeep) que estavam presentes no Longitude anterior. Já o carregador de celulares por indução ainda não funcionou (estou esperando a revisão para reclamar), mas o painel digital com inúmeras funções é interessante. De uma forma geral o carro me agrada, mais que o anterior 1.8.