A luz do óleo acendeu! O que fazer?

Fui abordado por uma senhora que não me conhecia na área de itens para carros de um supemercado do Rio de Janeiro.

Ela foi direta, “Que óleo devo comprar para meu Ecosport? A luz do óleo acendeu quando estava vindo para cá e estou com medo de andar assim, quero comprar um litro de óleo para completar…”. Dei a ela uma detalhada explicação sobre o caso dela, mas resolvi postar aqui uma orientação genérica, qua atenda a todos.

Em primeiro lugar, a prática de ir completando o óleo na medida que o nível vai baixando é temerária, pois no carter vão se acumulando sedimentos e borras, que em algum momento entopem as galerias de lubrificação, com grande potencial de danos sérios ao motor.

Numa emergência, quando a luz do óleo acende, e não há condições de trocar todo o óleo, completar o nível correto com óleo novo é melhor que rodar com a luz acesa (denotando baixa pressão de óleo). Naturalmente, assim que for viável, todo o óleo deve ser drenado, e o motor abastecido com o óleo especificado no manual do fabricante do carro, para que se reestabeleça a condição de lubrificação original. Neste caso, trocar o filtro também será oportuno, mesmo que a quilometragem recomendada no manual não tenha sido atingida.

Vale também a recomendação de, quando a luz acender, parar o carro em local plano, desligar o motor e verificar o nível de óleo alguns minutos depois. Se o nível do óleo estiver normal, a luz acesa pode indicar óleo fora de especificação (emulsionado, oxidado/velho, etc), problema na bomba de óleo ou problema no pressostato (cebolinha). Neste caso é bom levar o carro até uma oficina de confiança para uma verificação mais apurada.