Já tratei deste assunto no BLOG antigo, quando a leitora Beatriz observou os veios em arco no teto do March (leia em http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2012/07/arcos-no-teto-do-nissan-march.html).
Outros leitores tem voltado ao assunto. Os vincos ou veios nos tetos são estéticos ou funcionais?
Na maioria dos casos são funcionais. Os veios cumprem o papel de uma folha de papel dobrada, que ganha mais resistência ao dobramento do que uma folha de papel lisa.
Nos automóveis, tetos, portas, pisos e lateriais ganham veios para que a resistência à torção aumente sem que seja preciso aumentar a bitola da chapa.
Veja alguns exemplos:
O teto do Nissan March tem dois veios, em depressão, na forma de arcos de parábola. Eles tem função estrutural, aumentando a resistência torsional do teto.
Já neste teto, do Nissan Versa, da mesma família do March, são dois veios longitudinais em alto relevo. Também tem apenas função estrutural.
Já no teto deste SUV, os dois veios longitudinais, com tripla função. Tem função estética, tem função de eventualmente conter cargas transportadas no teto e presas nas longarinas e função estrutural, aumentando a rigidez da estrutura.
Qual a vantagem de adotar os veios? Reduzir o peso da chapa, sem perder a resistência mecânica da mesma.