VW Up! Turbo! Leitores questionam a economia anunciada pela fábrica.

A VW do Brasil lançou Up! Speed. Com motor três cilindros dotado de turbo! No anúncio veiculado, a VW informa que o carro anda mais e que é mais econômico que o já esparatano (no consumo) Up! Como seria possível, andar mais e beber menos, com o mesmo motor? A dúvida procede, mas pode ser teoricamente explicada.

Vamos aos fatos. O Up! em suas várias versões aspiradas tem peso médio de 900 kgf. A versão turbo tem 1000 kgf.

Nas versões aspiradas a potência máxima é de 82 CV e o torque de 10,4 kgfm (que aparace a 3000 rpm). A versão turbo tem 105 CV e 16,8 kgfm (que aparece a apenas e inacreditáveis 1500 rpm).

O motor turbinado é dotado, além da explícita turbina, de comandos variáveis de admissão e escape. Injetores diretos também conferem maior modernidade e eficiência ao motor turbo.

Com estas diferenças não é difícil entender o aumento de eficiência do motor turbo. Queimando melhor o combustível ele aproveita melhor a energia nele contida (vale lembrar que num motor é comum se aproveitar apenas 30% da energia do combustível).

Com o aumento de potência e torque bem mais significativos que o aumento de peso, é fácil entender o aumento de desempenho (a VW declara que ele acelera de 0 a 100 em 9,1 segundos). A tecnologia embarcada garante a redução de consumo. Teoricamente tudo faz sentido, é bem provável que o Speed Up! seja mesmo mais econômico que suas versões aspiradas e menos potentes.

Só falta testar para comprovar.