Em matéria do site Terra, o veículo traz a informação sobre o lançamento do primeiro carro impresso com tecnologia 3D (baseado em desenhos digitais e impressoras 3D).
A matéria pode ser lida em:
É a primeira vez que se imprime uma carroceria de um carro a ser comercializado, mas a impressão 3D já faz parte da indústria automobilística há anos, seja imprimindo protótipos de novas peças, seja imprimindo uma carroceria inteira, em escala 1:1, substituindo o tradicional molde em argila, mas esta é a primeira vez que uma carroceria impressa faz parte da linha de produção de um veículo comercializado.
Para quem não sabe, as impressoras 3D já são uma realidade também no Brasil. Quem gostar de gadgets, pode comprar uma impressora Cube na Livraria Saraiva, capaz de imprimir pequenos objetos digitalizados em material polimérico (um tipo de plástico).
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) já trabalha com impressões 3D há mais de 10 anos. Lá podem ser vistas cópias digitais de pessoas, objetos, reservatórios de petróleo, ossos, múmias e modelos de futuros produtos. Neste último caso, a impressão 3D é usada como ferramenta para encurtar o processo de inovação e criação de novos produtos.
A Petrobras investiu quase R$ 10 milhões num projeto de impressão 3D, colocando recursos na modernização do laboratório do INT e na criação de um laboratório multifuncional na PUC-Rio, ambos já 100% operantes e disponíveis para o uso da indústria. O foco é a indústria de petróleo e gás, mas podem ser atendidas as indústrias: eletrônica, naval, mecânica, máquinas, automobilística, embalagens, entre outras.
Para quem não conhece o tema, a matéria no BLOG da Petrobras pode ser lida em:
Vale a pena também ver o vídeo Fabricação Digital no link a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=tECmPd7OmPY&index=4&list=PL27848F2E44EB839D
A impressão 3D modificará os atuais sistemas produtivo, logístico e de comercialização de bens e peças de reposição. Quem viver verá…