Mitos e verdades da Internet (7) – Não esquente…

Seguindo a série de POSTS em que comento os mitos da Internet, o sétimo mito é:

  • “Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.”

Quanta bobagem! Nenhum sistema dos carros modernos e comuns à venda “programa a lubrificação” do motor. Os sistemas monitoram a pressão (todos) e a temperatura (alguns) do óleo, para emitir alertas, mas não há qualquer influência na vazão ou pressão do lubrificante.

As bombas de óleo modernas são mais eficientes que as antigas, o que aliado ao fato de termos melhores meios de fabricação e melhores materiais, tornaram a necessidade de aquecimento prévio menos crítico.

Entretanto, se você quer cuidar bem de seu motor, deixe ele funcionar por alguns momentos antes de por o carro em movimento (o que significa colocar carga no motor frio). Esta prática permitira que os componentes se aqueçam e atinjam as suas folgas de projeto (calculadas para funcionar otimizadamente a quente). Ao longo dos anos, isto ajudará a obter uma vida mais longa e saudável para o seu motor.