Seguindo a série de POSTS sobre os mitos da Internet, o quinto mito é:
- “Empurrar o carro para fazê-lo pegar deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador. Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os polos. Isso poderia queimar a central eletrônica…”
Nossa! Que pérola! Empurrar o carro e fazê-lo pegar não estraga nada no carro, desde que essa operação não seja feita sempre.
Se a bateria estiver em curto, o sistema realmente não funcionará. Se na “chupeta” os polos forem invertidos, é possível que componentes se queimem. Os resto é FALSO ou incrivelmente exagerado!
No caso de fazer uma “chupeta” tome cuidado para que o cabo ligado no positivo da bateria não encoste em partes metálicas da carroceria e do motor, pois haverá curto-circuito (eles estão “aterrados” ao negativo da bateria).