Suzuki Grand Vitara 2000, perda de potência.

O leitor Mauro me escreveu:

“Tenho uma Grand Vitara ano 2000, automática 2.0, está com 110.000 km, troquei a corrente de comando e ela perdeu a potencia e não consigo solucionar o problema! O que vc acha que eu devo fazer ?”

Mauro, se o único serviço feito foi trocar a corrente de comando, é provável que ela tenha sido montada numa posição errada, próxima da correta, mas fora do “timming” exato, o que faz o carro funcionar, mas não da sua melhor forma. Neste caso, você precisa voltar à oficina para verificar as marcações.

Outra possibilidade é que o computador que controla o motor tenha entrado em “modo de segurança”, que costuma ser acionado quando há algum problema detectado pelos sensores no sistema (ou por conta de uma descarga elétrica ao desligar ou ligar a bateria). Neste modo, o computador mantém o motor funcionando, mas de forma não otimizada. O serviço de troca da corrente pode ter danificado algum sensor que cause a entrada neste modo de operação. Normalmente neste caso, a luz de advertência do sistema de injeção normalmente fica acesa.

Um dano em algum dos sensores (rotação, pré-detonação, sonda lambida, temperatura, etc), pode causar um “desarranjo” no sistema, e mesmo que ele não entre em modo de segurança, o funcionamento do motor será aquém do normal.

Em qualquer destes casos, você terá que voltar à oficina e realizar um diagnóstico eletrônico.