Jeep Compass 2014, 2.0, CVT

Primeiras impressões sobre o Jeep Compass 2014

Este é o primeiro crossover fabricado pela marca Jeep que chega ao Brasil. Nunca tinha andado num e fiquei intrigado em saber como seria a dinâmica do carro e ao sair da concessionária me surpreendi, positivamente.

DSCN0167

O silêncio a bordo é surpreendente, o câmbio CVT faz o carro pular no sinal, com uma relação bem curta e resposta rápida ao acelerador. Andando a 100 km/h o motor gira a apenas 2000 rpm (uma relação bastante longa e conveniente para rodar em estradas). As seis marchas pré-determinadas podem ser trocadas manualmente (e rapidamente).

A suspensão é dura , mas não desconfortável. O carro faz curvas com mais desenvoltura que a maioria dos sedans à venda no Brasil, nada de tombar a carroceria.

O acabamento é ótimo, com materiais agradáveis, de boa qualidade e aparência, com encaixes perfeitos. Pequenos detalhes cromados e iluminação dão ar sofisticado ao interior muito funcional. O tecido dos bancos é agradável ao toque. A qualidade do som é ótima, com alto-falantes grandes de alta performance.

O desenho da carroceria é interessante e imponente, aparentando ser maior do realmente é. Remete às frentes dos Cherokees (queridinhos do mercado brasileiro). A pintura perolizada é muito bem feita. O porta-malas é espaçoso e o acesso é fácil pela porta que se abre para cima. O estepe (de 17″) fica por baixo.

Algumas coisas não me agradaram:

– o porta-copos duplo no final do console central invade a área dos pés dos passageiros do banco traseiro.

– a luz do porta-luvas é fraquíssima e só ilumina mesmo na escuridão total.

– as rodas 18” pintadas de preto não agradam a todos (as mulheres odeiam…).

– a aparência das maçanetas externas das portas traseiras (instaladas altura da coluna C) denotam baixa qualidade (espero que não o sejam).

– o sistema de reconhecimento de voz (que controla o som e a conexão do celular) é precário (eles deveriam aprender com a FIAT, que tem um sistema excelente instalados em seus simpáticos 500).

DSCN0172

Em breve farei uma avaliação mais completa e um comparativo com o Suzuki Grand Vitara.