Alerta aos donos de Suzuki Grand Vitara!

Se você é dono de um Suzuki Grand Vitara, e tem o sistema de som original, fabricado pela Clarion (veja foto), você deve gravar uma senha de reativação (o procedimento está no manual do proprietário). Você não deve ter sido alertado pela concessionária, mas não realizar este procedimento pode te levar a grandes problemas.

Som da Clarion no Suzuki Grand Vitara

Som da Clarion no Suzuki Grand Vitara

No meu caso, que sou dono de um Suzuki Gran Vitara 2011, comprado 0km na concessionária Millenium do Rio de Janeiro, nunca gravei o código (nunca tinha aberto o manual no capítulo do sistema de som) e não tinha sido alertado pela concessionária, seja na entrega do carro, seja nas revisões semestrais da garantia (feitas na Millenium e na Sarang).

Durante um feriado prolongado, viajei de avião e deixei o Suzuki Gran Vitara na garagem, com a luz interna acesa. A bateria arriou e o rádio pediu o código de segurança depois da recarga. Aí começou meu calvário.

As concessionárias da Suzuki, depois de muitas idas e vindas, disseram que a solução é desmontar o sistema e enviar para a Clarion, no Rio Grande do Sul, lá eles regravam a EPROM do sistema e ele voltará a funcionar. Este procedimento não está coberto pela garantia, leva mais de 30 dias e custa mais caro que um sistema de multi-mídia novo (comprado em uma loja de acessórios automotivos)!

É mais uma das armadilhas da Suzuki com seus clientes! Como já disse aqui, a Suzuki japonesa deveria tomar providências! Seus ótimos carros estão perdendo clientes pela péssima assistência técnica de seus concessionários!