Compra de um Land Rover usado.

O novo leitor Carlos, de Macaé, descobriu o Carro sem Dúvida e me escreveu:

“…Pode me ajudar nas avaliações para Defender ou Range Rover? Pretendo comprar um e queria conhecer mais sobre os modelos. Agradeço desde já…. A ideia é avaliar mecânica, manutenção e custos para mantê-lo”

Carlos, agradeço os elogios ao BLOG e vou tentar te ajudar. Em primeiro lugar, peço que você dê uma lida em posts que fiz sobre compra de carros usados no BLOG antigo (carrosemduvida.blogspot.com). Há informações nestes posts que lhe podem ser úteis, pois valem para a compra de qualquer carro usado.

Atacando seu “problema” especificamente, precisamos constatar alguns fatos:

  1. Defender e Range Rovers são veículos de natureza distinta;
  2. Defender 90 e Defender 110 são jipes na sua essência, mas cabem em “janelas” diferentes de desafios offroad;
  3. Range Rovers são jipes que se assemelham aos carros no que tange ao conforto, mas tem “janela” ainda mais estreita no offroad.

Explico:

Os Defender 90 são jipes curtos, com distância entre eixos curta, o que lhes confere agilidade em percursos difíceis de offroad, mesmo os mais pesados. A tração integral e permanente é característica da marca e ajuda nas habilidades fora-de-estrada. Dependendo do ano de fabricação, as motorizações mudam um pouco, mas nenhuma empolga, mas também não compromete para este tipo de uso. Para uso urbano e em estradas, o Defender é duro e barulhento, desconfortável para percursos mais longos. A manutenção é cara, mas rara (claro que num usado, nunca se sabe o vai se encontrar nos primeiros meses de uso…), mas a mecânica é simples.

Os Defender 110 são jipes longos e mais pesados. Como vantagem com relação aos 90 ele oferece mais espaço, seja para bagagem ou para pessoas (chega a levar 9 na configuração de dois bancos laterais no porta-malas). Como desvantagem, ele é mais pesado e a falta de potência do motor é mais sensível. Pelo aumento do entre-eixos e da carroceria, também são piores os ângulos de quebra e saída, o que afeta negativamente a performance offroad.

Os Range Rovers são SUVs de luxo. Tem motorização variada, mas todas as que chegaram por aqui são generosas na oferta de torque e potência. Nas versões a gasolina, o consumo é um problema. Já que você trabalha na área de petróleo, vire sócio de uma refinaria…

Os Range Rovers são hábeis no offroad (o dueto de motor grande e tração integral beira à perfeição) e são capazes de rodar com conforto e desempenho de sedã de luxo nas ruas e estradas asfaltadas. Como desvantagem, além do consumo alto, seria a complexidade do projeto, muito mais moderno e elaborado que um Defender, o que se reflete em custos altos de manutenção.

Para quem não teve um carro da marca, a opção pelo Defender 90 seria a natural. Menores custos operacionais e investimento inicial, mas há que se abrir mão de acabamento, conforto, beleza, desempenho e espaço.

Boa sorte na escolha.