Fiesta Hatch 1.0 2012/2013

Já tinha feito uma avaliação com um Ford Fiesta Sedan 1.6 (modelo antigo) com post publicado no endereço antigo deste BLOG (carrosemduvidablogspot.com) e tive agora a oportunidade de dirigir um Fiesta Hatch 1.0 2012/2013.

fiesta 20130930-00461 fiesta 20130930-00462

Se o 1.6 não tinha me empolgado, o 1.0 é de irritar o mais paciente dos motoristas (que não sou eu…). Os Fiestas 1.0 deveriam ser proibido de andar com carga máxima em estradas, em prol da segurança de todos, se vazio ele tem dificuldades de se deslocar em vias rápidas, imaginem carregado!

É, sem dúvida, o 1.0 mais lento que já dirigi, e desmerece a categoria que tem bons representantes (Siena 1.0 16v, Picanto, Celta, dentre outros). Este Fiesta que dirigi (sempre sozinho e sem bagagem) em Brasília, teve muita dificuldade de subir a ladeira da garagem de um shopping, afinal o ar condicionado estava ligado…

Acelerações e retomadas requerem planejamento antecipado e pé pesado, caso contrário, o Fiesta fica como estava, sem reagir ao comando do acelerador (se é que dá para chamar desta forma o pedal direito deste carro).

Para compensar a falta de desempenho, ótimo espaço interno, ar condicionado que gela o interior bem rápido, direção hidráulica precisa e direta e bom acabamento. Para completar, portas que se travam eletricamente ao se deslocar o carro, porta-malas destravado por botão no painel e retrovisores de comando mecânico interno, fazem deste Fiesta (quase) de entrada uma boa relação custo/benefício para quem vai andar apenas no trânsito engarrafado das grandes cidades brasileiras, onde a falta de desempenho não fará a menor diferença.

Pontos fortes – Bom acabamento, materiais simples, mas de boa qualidade em todos os conjuntos, bom espaço interno. Baixo nível de ruído (para a categoria). Suspensão firme e confortável. Com mais de 34 mil km rodados (em locadora) o Fiesta ainda estava justo e sem barulhos significativos. Painel com conta-giros e iluminação agradável.

Pontos fracos – Conjunto motor / câmbio é irritante, mesmo para o uso diário (se o percurso não estiver sempre engarrafado). A alavanca de câmbio tem curso longo. Estar em vias de sair de linha.