Mistura de etanol e gasolina, mais uma dúvida…

O leitor Fernando me escreveu:

“Achei muito interessante seu blog “Carro sem dúvida” e vi que havia espaço para enviar dúvidas.
Eu tenho um carro flex e vejo pesquisas e comentários falando que só vale a pena colocar etanol quando o preço dele é no máximo 70% do preço da gasolina naquele posto. Eu entendi isso perfeitamente, mas não consigo encontrar em nenhum lugar se vale a pena misturar etanol e gasolina a fim de obter, por um preço menor, uma maior kilometragem por litro de combustível.
A minha idéia era ao em vez de gastar R$20 reais todo em gasolina ou todo em etanol, fazer uma mistura de 12 reais em gasolina e 8 reais em etanol, considerando o redimento médio obtido pelo carro com gasolina e/ou etanol.”

Fernando, a sua dúvida procede. Vale lembrar que a nossa gasolina, por imposição legal, já conta com 25% de etanol, ou seja, não consumimos nunca gasolina pura. Ao colocar uma mistura de gasolina e etanol diferente desta, o motor trabalha num ponto intermediário, entre o ajuste (mapeamento) para etanol puro e para gasolina (com 25% de etanol). Ainda não vi um estudo sério de laboratório que avaliasse diferentes misturas e os seus espectivos rendimentos. Este estudo, se for feito, valerá para o motor estudado, não podendo ser extrapolado para outros motores. O rendimento de cada mistura dependerá também (fora do laboratório) do tipo de uso do veículo, ou seja, não servirá para todos.

Diante disto, prefiro ficar com a visão mais simplista, que descrevi em POST recente no meu BLOG antigo. Dê uma olhada lá também (http://carrosemduvida.blogspot.com.br/2013/07/gasolina-ou-alcool-o-que-e-mais.html). Em resumo, vale a regra que você mesmo adotou, dos 70% em preço, mas customizada para o seu carro e sua forma de dirigir e usar o seu carro.