Um dos influenciadores digitais da indústria automotiva, opinou num vídeo recente que devemos usar o pé direito no acelerador e o pé esquerdo no freio, quando estivermos dirigindo um carro automático (ou automatizado).
Disse ele “…afinal são dois pedais e dois pés, não é para usar o descanso que existe do lado esquerdo”.
DISCORDO DELE COMPLETAMENTE, e explico:
Primeiramente o óbvio: se todas os fabricantes de carros automáticos, projetam e instalam um descanso para o pé esquerdo devem considerar que usar apenas o pé direito para acionar os dois pedais é a forma certa de dirigir.
Segundo, e na minha opinião, numa situação de emergência, um motorista já habituado a usar um pé em cada pedal, pode pressionar ambos simultaneamente, prejudicando a frenagem. Um risco!
Terceiro, ao treinar o cérebro a usar o pé esquerdo no freio, o motorista de um carro automático que precisar dirigir eventualmente um carro manual, terá perdido o “feeling” de frear com o pé direito, requerendo algum tempo para se readaptar (curso e esforço do pedal de embreagem, acionado sempre com o esquerdo são completamente diferentes do curso e esforço de um pedal de freio).
Na dúvida, use o esquerdo no descanso e acione freio e acelerador com direito, claro, um de cada vez….
O tal experiente influenciador deve estar com poucos clicks e precisava polemizar para chamar a atenção!