FIAT lança no Brasil dois “híbridos leves”, do que se trata?

Há 3 anos publiquei aqui no BLOG um post explicando os tipos de carros híbridos existentes no mercado (leia em https://carrosemduvida.com/2021/11/17/ja-que-falamos-dos-hibridos-tambem-vamos-falar-sobre-os-carros-eletricos-que-estao-sendo-oficialmente-importados-e-vendidos-no-brasil/).

Volto ao assunto por conta dos dois lançamentos da FIAT, o Pulse e o Fastback, ambos na modalidade “híbridos leves”. Eles são assim classificados por terem um “pequeno motor” de 3kW, que atua em momentos específicos (e curtos) onde há mais necessidade de torque nas rodas, como por exemplo partidas, retomadas de velocidade e ladeiras íngremes.

Por ter períodos curtos de utilização, não requerem grandes e pesadas baterias. As que equipam o Pulse e o Fastback, são de íon lítio (tecnologia usada nas baterias de celulares) e cabem debaixo do banco do motorista. A bateria de 12V tradicional, segue dentro do cofre do motor.

Outra característica interessante é que o motor elétrico que traciona o carro (junto com o motor a combustão) também é o motor de partida do motor 1.0 flex (evitando assim o aumento de peso com a duplicidade de componentes). Este motor também funciona como alternador, carregando as baterias durante as desacelerações (frenagens ou descidas de ladeiras), num processo de recuperação de energia.

Por carregar um peso adicional menor que as outras configurações de híbridos, os híbridos leves tendem a ser mais “palatáveis” aos usuários iniciantes. Também não devem haver reclamações do tipo “meu Corolla híbrido consome mais combustível na estrada que meu Corolla anterior, que tinha sistema só o motor flex” (que já ouvi algumas vezes de proprietários decepcionados com o peso excessivo e o consumo alto do híbrido da Toyota em trechos longos de estrada).

Com estes lançamentos a FIAT pode estar quebrando um paradigma do mercado brasileiro, no sentido de melhorar a aceitação do público aos híbridos. Ainda não dirigi nenhum dos dois, mas se a FIAT quiser que eu os avalie, com a independência e o rigor técnico de sempre, estou à disposição no Rio de Janeiro.