Consumo em trechos urbanos é muito afetado pela velocidade média?

Um amigo está impressionado com o seu Toyota Yaris, cujo consumo médio, na cidade do Rio de Janeiro, está marcando abaixo dos 6 km/l de gasolina. Ele me ligou para saber se isto é normal.

Minha resposta foi: pode ser. Para saber se o Yaris está com consumo anormal, é preciso saber qual a velocidade média que o computador de bordo do Toyota registrou no período. O dono do Yaris me respondeu “quase 30 km/h”. Se de fato a velocidade média estiver neste patamar, o consumo do Yaris está EXTREMAMENTE alto. Como a maioria dos motoristas não presta muita atenção à esta informação, pedi que ele tire uma foto do painel, onde apareçam a velocidade e o consumo médios.

Respondendo à pergunta do título, a resposta é SIM. Para exemplificar vou usar (novamente) o exemplo do meu Renegade Longitude 2024 1.3 turbo flex, automático. Como já publiquei aqui, estou fazendo um experimento, primeiro rodando com etanol (mais de 5 mil km) e depois com gasolina comum (mais de 2 mil km). Nesta segunda fase, rodei somente com gasolina e observei que, quando a média do trecho ficava perto dos 25 km/h, o consumo estabilizava no patamar de 9,8 km/l, mas com a média perto dos 22 km/l, o consumo caia para 9,3 km/l de gasolina.

Estes dados foram colhidos ao longo de mais de 2 mil km, ou seja, tem razoável representatividade e demonstram que o consumo do Yaris está MUITO alto, salvo se a velocidade média estiver BEM abaixo dos 20 km/h. Vale lembrar, no painel dos carros a velocidade média é apresentada a partir da seguinte conta – distância total percorrida / tempo total do carro ligado. Em casos onde o motorista fica muito tempo com o carro ligado sem se deslocar, a média horária cai e o consumo médio sobe.