Offset das rodas dos veículos.

Este assunto voltou à tona entre conhecidos, que gostam de personalizar seus carros. Vou republicar aqui um post que fiz há 10 anos, no carrosemduvida.blogspot.com, onde o BLOG CARRO SEM DÚVIDA começou e onde coleciono algumas centenas de postagens, entre avaliações de carros, textos técnicos e assuntos gerais sobre a indústria automobilística.

A dúvida era: offset das rodas, o que significa?

Offset é uma medida que determina a posição da roda com relação ao cubo (ou flange) onde a roda é aparafusada.

O offset pode ser neutro, positivo ou negativo. O offset faz parte do dimensionamento da suspensão e da geometria da direção de um carro.

Para um mesmo carro, ao escolher uma roda, é importante procurar obedecer às especificações do offset original. A alteração desta grandeza, além de tirar as características originais do projeto (podendo levar à sobrecarga), também pode levar a que o pneu raspe no para-lamas.

Vale observar o desenho esquemático abaixo, para facilitar o entendimento.

No offset negativo, a face interna do pneu está mais perto da parte mais interna do pára-lamas, podendo raspar ao fazer curvas. Já no offset positivo, a face externa do pneu estará mais próxima da borda externa do pára-lamas (mais fácil de ser observado), mas igualmente problemático se ficar raspando.

Nas rodas com offset positivo, a face (ou miolo) da roda, está próxima do plano externo do pneu, dando aquela aparência “chapada”.  Veja a foto a seguir.


Já nas rodas com offset negativo, a face (ou miolo) da roda, está longe do plano externo do pneu, dando aquela aparência côncava. Veja a foto a seguir.

Sempre é bom lembrar, se for trocar as rodas originais, observe o offset original. Se for mudar o offset, teste as eventuais interferências, com a lataria do carro e até mesmo com partes mecânicas. A escolha por preferência puramente estética pode causar muita dor de cabeça. Uma boa prática é combinar com o vendedor da roda um teste com um conjunto roda/pneu montado, sendo instalado nas 4 posições e verificadas as interferências (com o carro no chão e girando o volante de batente a batente).

Só por curiosidade vale mencionar, nos eixos traseiros de caminhões com rodados duplos, a roda externa tem offset negativo e a roda interna tem offset positivo.