Gol com motor vazando óleo.

O leitor Pereira me escreveu:

“Tenho um gol especial MI ano 99. Como limpar o motor, pois está sujo com óleo motor. Algumas gotas limpas de óleo caem na garagem. Seria excesso de óleo ou devo trocar os retentores?”

Pereira, é difícil de dizer a origem do vazamento sem olhar o motor, mas é mais provável que seja um vazamento pelos retentores ou pela junta do cabeçote. O excesso de óleo geralmente leva à queima do óleo e grande quantidade de fumaça no escapamento, seria fácil de identificar.

Depois de feito o diagnóstico correto (junta ou retentor) e feita a substituição da peça defeituosa, a limpeza do motor deve ser feita com cuidado, sem jato de água, para evitar danos na parte elétrica. Use um pano limpo e macio e vá removendo o óleo que sujou o motor, embebendo o pano em querosene. Depois passe outro pano para secar. Tome cuidado com plásticos e borrachas, que podem ser afetados durante a limpeza.

Não deixe de fazer esta limpeza cuidadosamente, pois o excesso de óleo no cofre do motor pode acabar causando um acidente, caso o óleo vazado venha a pingar sobre o escapamento quente, por exemplo, levando à sua queima.