Escolhendo o primeiro carro.

O meu novo leitor Lucas me escreveu:

”Achei seu blog muito interessante,… . Tenho 18 anos e acabei de tirar minha carteira, com isso meu pai decidiu que iria me dar um carro e que seria 0km. Eu estava na duvida entra o Onix e o HB20 porem com o lançamento do novo HB20 já decidi que entre os dois escolheria o HB20. O HB20 seria o 1.0 comfort plus 15/16 e agora meu pai conseguiu um Fiat Punto 1.4 versão Itália. Estou com uma tremenda duvida ….. O problema é que pela internet vejo muitas pessoas falando muito mal do motor do Punto 1.4 e eu já fiz o test-drive do HB20 1.0 e achei muito bom o motor mesmo com o ar ligado. Portanto peço sua opiniao sobre esse dois carros e qual seria melhor para uma pessoa da minha idade…”

Lucas, espero estar te respondendo em tempo de ajudar na sua escolha. Parabéns pela carteira! É uma sensação inesquecível…Outros rapazes já me fizeram perguntas parecidas com a sua, vale a pela ler também estes posts.

Como você já deve ter lido aqui no BLOG, dirigi um HB20 1.0 2015 e gostei muito do carro. Achei o motor três cilindros surpreendente para um 1.0. Gostei também do acabamento e da dinâmica geral do carro.

Nunca dirigi um Onix 1.0, mas não simpatizo com a proposta do projeto. A carroceria é grande para um motor pequeno de projeto antigo (baixo rendimento). Ele tem como vantagem o peso da marca Chevrolet e a grande rede de assistência técnica. Se estivesse escolhendo um carro para minha filha, que é um pouco mais velha que você, também não escolheria o Onix 1.0.

Já o Punto 1.4 é uma opção a ser considerada. Com projeto mais antigo que o HB20, o Punto é de fato um carro com mais espaço, o que o coloca quase numa categoria superior. O motor 1.4, apesar de antigo é extremamente confiável e não merece os comentários que você leu sobre ele. Não pode ser comparado a outros 1.4 mais modernos em termos de eficiência energética, mas vai te oferecer performance bem superior e, em situações limite, também que o HB20. Vale lembrar que o Punto, há anos no mercado, tende a ter vida mais curta que o HB20, mas como o Onix, carrega vantagens em termos de assistência técnica em nível nacional.

Sem levar em conta questões econômicas, como você pediu, concluo: se estivesse recomendando o carro para seu pai, escolheria o Punto 1.4, já para você usar o carro, a escolha recairia mesmo no HB20.

Só para dar uma apimentada na sua difícil decisão, na mesma faixa de preço do bem equipado HB20 1.0 você pode encontrar o “peladão” Toyota Etios 1.3. Escolha conservadora, mas que certamente agradará ao seu pai…

Boa sorte na escolha!

Em tempo, nesta etapa inicial dirija com MUITA calma, é um período em que você vai acumular experiência e se tornar um “ás no volante”, não abuse e seja visto como um “asno volante”.