O Jeep chega aos dois anos de uso e foi para a revisão com uma lista de problemas. Como o carro é contratado por assinatura de 36 meses, entreguei a seguinte lista para a locadora:
Serviços necessários:
- barulho de peça solta na coluna de direção, na altura do volante, requer verificação e reparo
- barulho na suspensão dianteira, requer verificação e aperto
- instabilidade do motor/câmbio em redução para baixas velocidades, quando usando etanol o problema se agrava
- grande dificuldade de ligar o motor quando ele está frio, quando usando etanol o problema se agrava, mas também ocorre com gasolina (abasteço sempre em postos grandes, conhecidos e confiáveis, de todos sou cliente há anos
- palhetas do limpador de para-brisa desgastadas, requerem substituição
- alinhamento da direção
- barulho na forração da porta do motorista, ao andar com o carro e encostar a perna na forração
O Renegade voltou sem que nenhum problema grave fosse resolvido. Verdade seja dita, a locadora Localiza Meoo optou (novamente) em mandar o carro para uma oficina parceira, um verdadeiro “fundo de quintal” onde não deixaria para a revisão nem minha bicicleta….
Identifiquei a “espelunca” através do localizador do carro. Lá o Jeep permaneceu por três semanas!
Quanto ao Jeep em si, continua apresentando bom desempenho, com o motor respondendo muito rápido ao acelerador e fazendo uma média de 8,1 km/l de etanol, para uma média de 25 km/h (tudo medido pelo computador de bordo).
Não houve desgaste significativo da carroceria ou das borrachas de acabamento externo. A forração de couro segue sem defeitos ou sinais de desgaste. Os comandos de voz limitados do sistema multimidia atual, me deixam com saudade dos habilidosos sistemas do FIAT 500 Sport 2014 e do Jeep Compass 2014 (americano) que tive, nos quais era fácil mandar fazer uma ligação telefônica, trocar de faixa do rádio, ou ir para a próxima música. No sistema deste Renegade 2024, além da abertura gráfica bonita, só há involuções com relação aos dois sistemas citados (ambos também de carros do grupo Stellantis).
Aos dois anos de uso, reconheço que a qualidade geral do Jeep Renegade 1.8 2020 caiu, se comparada com o modelo anterior que eu havia assinado (os posts estão aqui no blog), entretanto a má fama do motor T270 não se apresentou para mim, pois o motor não consumiu óleo de forma anormal, tampouco apresentou falha mais séria (apenas os engasgos nas reduzidas).
Com tantas opções novas no mercado, dificilmente assinarei novamente com a Localiza Meoo, e, com qualquer que venha a ser a locadora, dificilmente alugarei outro Renegade.