Os leitores mais assíduos vão perceber um “dévà vù” neste assunto, com razão. A gasolina produzida pela refinaria de Manguinhos (REFIT) no Rio de Janeiro, voltou à carga de propagandas na rádio. Aí voltaram as dúvidas dos leitores (…e as minhas). Em maio de 2023 tive as mesmas questões e, sem ter uma resposta precisa para dar, perguntei para a refinaria. Fiquei sem respostas e com sérias dúvidas.
A recente e nova campanha da REFIT promete entregar mais desempenho e mais durabilidade no motor do usuário da gasolina FIT, vendida em postos “bandeira branca” no Rio e em outras localidades, daí as perguntas voltaram e, consultando o site da REFIT, não achei as informações e respostas, daí escrevi e-mail para a REFIT o seguinte:
Há mais de 10 anos publico o blog Carro Sem Dúvida (www.carrosemduvida.com) e meus leitores do Rio voltaram a perguntar sobre a gasolina FIT, já que têm ouvido no rádio (BandNews Rio) a propaganda veiculada que informa que a gasolina FIT proporciona “até 5% a mais de desempenho e prolonga a vida útil do motor”.
Como no site da REFIT não há publicação de como estes dados foram obtidos, a não ser que os testes foram feitos no renomado Instituto Mauá (SP), gostaria de saber se os relatórios com os resultados dos testes e os respectivos procedimentos adotados estão disponíveis para leitura e análise, para que seja possível emitir opinião tecnicamente sólida a respeito das vantagens dos combustíveis FIT (além dos preços mais baixos, constatáveis em diversos postos da cidade do Rio de Janeiro).
Desde já agradeço em nome de meus leitores, entendendo que a divulgação dos relatórios é peça de reforço à propaganda já veiculada no rádio.
Ronaldo Martins – blogger – Engenheiro Mecânico e de Automóveis, M.Sc.
Passados mais de 20 dias, continuo sem qualquer resposta da REFIT. Mais uma vez a propaganda veiculada denota um ufanismo sobre os resultados obtidos nos testes, caso contrário, seriam resumidos ou mesmo integralmente postados no site, ou dados a quem, como eu, tivesse a curiosidade técnica de os entender.
Salvo melhor juízo, a REFIT esconde os reais resultados obtidos nos testes no confiável Instituto Mauá, cujos dados devem ter comprovado que a gasolina FIT é tão boa quanto qualquer outra gasolina comum que siga as normas e a qualidade exigida pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
: